sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DEPRESSÃO


Olá,

Recentemente tivemos tristes notícias de falecimento de celebridades em decorrência de suposto suicídio, causado por quadro de Depressão profunda.

Ao lembrarmos do ator hollywoodiano Robin Williams, protagonista de inúmeros filmes de comédia e até auto-ajuda, víamos nele a imagem da alegria e disposição para viver. Como pensar um quadro de Depressão nele??

Já fiquei deprimida e triste por diversos momentos, acho que todos passamos por estas fases na vida. Este estado é natural e até importante para nos levarmos à questionamentos pessoais e mudam os rumos de nossas vidas. São episódios que resultam em aprendizado, superação e fortalecimento pessoal.

Temos que saber que Depressão é outra coisa. É um estado crônico que, além do humor, afeta o físico do indivíduo. Como se diz, só quem passou é que sabe como é. Por isso, vou falar de minhas percepções sobre o tema, sobre o que li e sobre o que aprendi convivendo com pessoas depressivas.

Observo que os depressivos perdem sua conexão com a espiritualidade, deixam de Amar, perdem a fé, deixam de ter esperança na vida, desacreditam na sua importância e ficam desencorajados a perseguirem seus objetivos, duvidando de seu propósito maior, sentem-se desamparados e vitimados. Acabam sendo tomados pelas baixas vibrações. 

Suas emoções ruins, auto-geradas e até influenciadas, acabam se intensificando até atingir o corpo físico. André Luiz cita nas suas obras que os estados da mente são projetados sobre o corpo através dos bióforos que são unidades de força psicossomáticas que se localizam nas mitocôndrias. A mente transmite seus estados felizes ou infelizes a todas as células do nosso organismo através dos bióforos. Segundo Emmanuel, a depressão interfere na mitose (divisão) celular, contribuindo para o aparecimento do câncer e de outras doenças imunológicas, sobretudo a deficiência imunitária facilitando às infecções. Na depressão existe uma perda de energia vital no organismo, num processo de desvitalização.

**IMPORTANTE: a Depressão pode ocorrer em diversas fases na vida e pode ocorrer em qualquer pessoa, inclusive nos indivíduos mais crentes ou também nos ricos. Os dissabores da vida, quando não compreendidos, podem ser os desencadeadores ou aceleradores do quadro. Disse Jesus: "Vigiai e Orai". 

Os Depressivos precisam de ajuda, médico, psicológico, social e principalmente espiritual. O tratamento médico é imprescindível na fase crítica, sendo o uso de antidepressivos necessário nas fases agudas, uma vez que o corpo físico e a produção dos neurotransmissores é afetada.


Vamos falar mais à respeito:

- Como identificar a Depressão?
- Depressão tem Cura?
- Como tratar o depressivo?
- Qual é o papel do indivíduo, dos amigos e familiares no tratamento da Depressão?
- Como lidar com o depressivo?
- O depressivo precisa ser vigiado ou internado?

Por favor contribuam com suas experiências, pois esta é uma doença em que a informação é muito importante na auto-percepção e prevenção do agravamento dos quadros.

Nos comentários colocarei alguns links que achar interessante sobre o assunto.

Obrigada!

Por: Priscila


Nenhum comentário:

Postar um comentário