Tema difícil, envolve tantos outros sentimentos...Na minha concepção a aceitação não é um conformismo ou comodismo ou submissão com uma situação atual, mas sim o reconhecimento desta situação, despida do ego, em que é mantida a capacidade de amar.
Vou tentar explicar...rs...Aceitação refere-se ao momento presente, sem a culpa por erros do passado, sem a ilusão dos desejos de futuro. É o retrato do momento. O nosso ego nos atrapalha neste auto-conhecimento, pois ele procura desculpas para nos proteger, ou para nos vitimizar, e nos manter na sua zona de conforto. Para isso, utiliza-se dos nossos pré-conceitos e o julgamento, .
A aceitação é parte do ciclo de mudança para nossa evolução, traz a serenidade e a paz que levam à transformação. Já temos este sentimento bom guardado em nós, pois nos sentimos felizes quando somos aceitos por um grupo, nos sentimos acolhidos e até amados. Não é mesmo? Portanto, temos que resgatar este sentimento de aceitação das situações da vida com amor.
Algumas situações não podemos mudar, como o fato de envelhecermos, ou o próprio fato de não podermos mudar os outros à nossa maneira. Sobre isto, nos resta aceitar o que vier, é claro tomando as medidas preventivas para evitar maiores sofrimento. Quando digo em medidas preventivas, me refiro aos aprendizados da vida, sempre lembrando que deve se sobressair o amor e compreensão. Exemplos: cuidados com a saúde, no caso do envelhecimento, e balizando nossas expectativas nos relacionamentos.
Porém, neste processo de aceitação vamos nos deparar com muito mais possibilidades de melhorias, principalmente para a auto-aceitação. Quanto mais verdadeiros conosco formos, quanto mais olharmos os pormenores da nossa vida, quanto mais aceitarmos nossas fraquezas e virtudes, conseguiremos tomar as ações para nos melhorarmos e, como consequência, transmitiremos aos demais esta vibração positiva.
Vamos à algumas questões para reflexão:
- Quais as questões na sua vida mais difícil de aceitar? Que valores e crenças são afetados?
- Você tem dificuldade de aceitar algumas pessoas? Quais comportamentos que te incomodam
- Experimente mudar seu ponto de vista diante da situação conflituosa. O que pode ser observado de bom? Quais aprendizados esta situação pode gerar para você e para os outros?
Vamos refletir!
Por: Priscila

Nenhum comentário:
Postar um comentário