domingo, 27 de julho de 2014

FAMÍLIA

Olá,

E as férias, se ainda não acabaram, já estão quase no fim...É um período que proporciona uma maior proximidade da Família e este é o tema que gostaria de sugerir para nossa Reflexão.

Ouvimos muito, que sob o aspecto espiritual, o núcleo familiar é composto em geral por espíritos que tiveram desentendimentos ou fortes vínculos (bons ou ruins) em vidas anteriores. A vida familiar na atual encarnação é mais uma oportunidade divina para resgatar as virtudes de uma boa convivência, proporcionando o amor e o perdão, e dissolvendo esses carmas. Além disso, a família costuma ser o núcleo social mais próximo de cada indivíduo, as relações são próximas e intensas, servindo de modelo da vida em sociedade.

Na vida prática, sempre se atribui aos pais a responsabilidade pelo futuro de seus filhos e o sucesso familiar. Mas atualmente a forma que a família se relaciona mudou muito e este se reflete na sociedade como um todo.

Alguns questionamentos:
• Qual seu conceito de família?
• Quais os principais valores que pais devem ensinar aos filhos?
• Que bons exemplos vocês já viram na maneira de os pais educarem os filhos?
• O que seus pais fizeram que o levou a honrá-los e respeitá-los? São válidos ainda hoje?
• O que os filhos podem ensinar aos pais?
• Como podemos desenvolver mais harmonia em nosso lar?
• Qual é o limite dos pais na vida dos filhos?
• Quais medos assolam e angustiam os pais?
• O que fazer se os filhos não correspondem às expectativas dos pais?
• Por que é tão difícil aceitar as diferenças familiares?

Nos comentários colocarei algumas frases e citações sobre o assunto.

Vamos lá, comentem, opinem, questionem!! 

Queremos mais interações!!




PROSPERIDADE

Prosperidade (do latim prosperitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado. (Fonte: Wikipédia)


Ao observar os termos acima citados para descrever prosperidade, creio que é o que todos nós desejamos, adquirindo com isto o reconhecimento, sucesso, conforto, segurança, abundância, bem-estar, liberdade, etc, atributos estes que na nossa sociedade estão fortemente associados ao gozo de dinheiro e saúde.

Muitas religiões e filosofias apontam a prosperidade como uma forma de “recompensa” da fé e dedicação do indivíduo, ou seja, uma benção divina. Inclusive há grupos de trabalhos específicos para despertar a prosperidade e até melhorar a relação com o dinheiro.

O dilema interno é que este desejo de conforto material muitas vezes parece contraditório com os ensinamentos que Jesus tentou nos passar e por isso merece mais atenção e esclarecimento.

Sendo assim, deixo aqui alguns questionamentos para discutirmos:

- Por que há pessoas tão boas, corretas e dedicadas, porém não prósperas?
- Só as pessoas ricas e bem de saúde são abençoadas?
- Por que é tão difícil para muitos encontrar a prosperidade?
- Por que, do ponto de vista da reencarnação e carma, há pessoas que nascem com tanto e outras com tão pouco? Isto é justo? Para a evolução é melhor ser rico ou ser pobre?
- O progresso material é contraditório ao progresso espiritual?
- É preciso abrir mão da matéria (como fizeram alguns avatares) para evoluir espiritualmente? 
- Sou egoísta por querer ter uma vida melhor para mim e minha família? Querer garantir meu futuro?
- É fácil dedicar-se à espiritualidade quando já está com a vida material estabilizada, mas como fazer isso se ainda o dinheiro é uma grande preocupação?

Deixo uma parábola de Jesus na imagem, mas creio que há outras parábolas e citações que nos dizem mais coisas!

Questionem. Comentem. Reflitam.


PERDÃO

Perdoar, pedir perdão e perdoar-se como é difícil!!!

Penso que o Perdão mexe com nosso senso de Justiça, com nossa necessidade de Reconhecimento, com nosso Orgulho, entre outros tantos sentimentos.

Ao fazer meus estudos e reflexões sobre este tema, é nítido que o perdão é pré-requisito para nossa evolução e, ainda sim, um dos maiores entraves que nos deparamos.

Alguns questionamentos iniciais para discutirmos sobre o Perdão:

- Você tem maior dificuldade em perdoar, pedir perdão ou perdoar-se? O que torna esta atitude tão difícil?
- Quando surge a necessidade do Perdão?
- Por que o Perdão é libertador?
- Devemos perdoar tudo e todos sempre? Não seria um ato de conformismo e omissão com as coisas erradas?
- Perdoar é esquecer?

Na imagem algumas frases sobre Perdão para ajudar nesta reflexão.

Vamos lá!! Comentem, questionem, reflitam!!


LIVRE-ARIBÍTRIO x DESTINO

Estou tentando escrever sobre este tema, mas pessoalmente quanto mais pesquiso à respeito mais eu me intrigo...cheguei a ficar quase paralisada diante da quantidade de interpretações, e sobre qual caminho tomar. Por fim, conclui que este é um tema que ainda não tenho uma clara concepção e, com certeza, esta publicação e a contribuição dos seguidores irão a me ajudar em muito.

Nas minhas leituras eu me deparei com algumas frases (algumas bem conhecidas e ditas) que parecem levar a conclusões diferentes sobre a questão:

" A semeadura e livre, mas a colheita é obrigatória"
" Não cai uma folha da árvore, sem Deus permitir"
" O livre-arbítrio é de Satanás"
" Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6 

Minhas perguntas que faço à vocês leitores:

- O que é livre-arbítrio? Para que serve o livre-arbítrio?
- Temos realmente livre-arbítrio ou temos um destino definido?
- Qualquer ser tem livre-arbítrio?
- O livre-arbítrio tem limites?
- Em que momentos ou situações exercemos o livre-arbítrio?

Agradeço àqueles que puderem contribuir com esta reflexão e na imagem deixo uma frase que me inspira nas escolhas para que cada dia seja melhor!


SOBRE DEUS

Eu admito que minhas limitações desta existência me deixa incapaz de compreender Deus de forma exata. Não sei de onde Deus vem e nem se existe outros, e parei de querem entender isso, como se esta explicação incompleta fosse um desmerecimento de outros entendimentos.

Mas sempre acreditei na existência de Deus simplesmente pelo fato de eu pensar e de ver a beleza e perfeição do funcionamento da natureza! Deus é...

Historicamente o ser humano tende a personificar a divindade, ou as divindades, atribuindo “super poderes” e controle a um deus, com características humanas. Imagino que isso ocorra porque o homem se vê como um ser quase perfeito (uma visão egoísta nossa), e um deus só poderia ser um homem aperfeiçoado!

Sendo um deus com características humanas, todos estes deuses (sejam das culturas monoteístas ou politeístas) aparecem com feições humanas e agem como humanos. Possuem a dualidade humana do bem e do mal, têm o poder, o orgulho e são punitivos e vingativos. Pelo menos alguém falou que eles eram assim e muita gente acreditou!

Vejam que esta influência ainda é forte em diversas culturas e religiões: ocidentais com o deus bíblico, que até se assemelha fisicamente com a figura de Jesus; na África com os Orixás; no oriente médio, com Alá; na Índia com os deuses Hindus; etc...é um conceito característico da criação humana que não consegue explicar as coisas e cria a explicação divina ainda inspirando-se em si próprio, que é o alcance de seu conhecimento!

Bem, eu não acredito nestes deuses!! Eles não respondem aos meus questionamentos básicos e tampouco me causam medo por isso. Um conceito que não faz sentido para mim. Se Deus é uma personificação, então eu me declaro ateia!!...(risos)

Então vamos lá, se Deus não é quem...a pergunta é O QUE é Deus?
Esta é uma pergunta clássica da doutrina espírita e em "O livro dos Espíritos" Allan Kardec respondeu:” - Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.”

Muito bem, explica a inteligência inata de funcionamento das coisas, entende-se a Natureza, pois Deus teria feito tudo perfeito, sob Leis perfeitas (que a Ciência faz o lindo papel de decifrar!) e em perfeito equilíbrio. 

Mais ainda, Deus teria feito tudo a partir de si, ou seja, criou o Universo com partículas divinas, que se materializaram num estado baixo de vibração, dando origem às formas.

E, utilizando a ciência de Einstein (E = m. c2), tudo é Energia. Sendo assim, Deus é energia pura e sublime, e está presente em absolutamente tudo!!

Penso que antes de pedir coisas para Deus temos é que agradecer por já termos tudo o que nos é necessário e por ele estar em tudo, inclusive em nós!!



E VOCÊ, COMO ENTENDE DEUS???? 

COMO SE RELACIONA COM “ELE”???


EM BUSCA DO AUTOCONHECIMENTO

Cada um de nós tem uma experiência de vida única, que inclui nossa vida espiritual que não nos recordamos a cada encarnação, por isso a realidade de cada um é distinta também, assim como nossas dores. Uma atividade que para uma pessoa é simples, para outro é um transtorno. Uma pessoa que para uns é uma doce de pessoa, para você pode ser intragável. Somos diferentes, com "backgrounds" diferentes!

Sendo assim, não vai haver uma receita única para resolver um tipo de problema.

A troca de conhecimento e experiência é necessária, reveladora e enriquecedora, mas a solução tem que ser adaptada para cada um de nós. 

E quem faz esta adaptação?? Somos nós mesmos, pois somos os verdadeiros conhecedores das nossas aflições e os mais interessados em resolvê-las (pelo menos em teoria!). 

Por isso é importantíssimo buscar o autoconhecimento, que só ocorre se tirarmos aquilo que impede de nos vermos verdadeiramente como somos... 

...sem a hipocrisia de querer agradar aos outros... 
...com ou sem os preconceitos impostos pela sociedade dita normal... 
...sem os interesses financeiros que abafam nossos talentos, nossos ideais e nossas vontades genuínas, seja profissionais ou relacionadas ao estilo de vida... 
...assumindo todas as mágoas, tristezas ou qualquer outra emoção negativa que nos afunda, e muitas vezes escondemos... 
...reconhecendo o que nos fazem fortes e são capazes de nos fazer felizes e até contagiar os demais. 

O Autoconhecimento está no processo de descobrir e assumir, PARA SI MESMO, quem somos, nossas qualidades positiva e negativas, e, com isso, buscarmos melhorar um pouquinho mais a cada dia. 

E PARA VOCÊ, COMO BUSCAR ESTE AUTOCONHECIMENTO???