domingo, 27 de julho de 2014

SOBRE DEUS

Eu admito que minhas limitações desta existência me deixa incapaz de compreender Deus de forma exata. Não sei de onde Deus vem e nem se existe outros, e parei de querem entender isso, como se esta explicação incompleta fosse um desmerecimento de outros entendimentos.

Mas sempre acreditei na existência de Deus simplesmente pelo fato de eu pensar e de ver a beleza e perfeição do funcionamento da natureza! Deus é...

Historicamente o ser humano tende a personificar a divindade, ou as divindades, atribuindo “super poderes” e controle a um deus, com características humanas. Imagino que isso ocorra porque o homem se vê como um ser quase perfeito (uma visão egoísta nossa), e um deus só poderia ser um homem aperfeiçoado!

Sendo um deus com características humanas, todos estes deuses (sejam das culturas monoteístas ou politeístas) aparecem com feições humanas e agem como humanos. Possuem a dualidade humana do bem e do mal, têm o poder, o orgulho e são punitivos e vingativos. Pelo menos alguém falou que eles eram assim e muita gente acreditou!

Vejam que esta influência ainda é forte em diversas culturas e religiões: ocidentais com o deus bíblico, que até se assemelha fisicamente com a figura de Jesus; na África com os Orixás; no oriente médio, com Alá; na Índia com os deuses Hindus; etc...é um conceito característico da criação humana que não consegue explicar as coisas e cria a explicação divina ainda inspirando-se em si próprio, que é o alcance de seu conhecimento!

Bem, eu não acredito nestes deuses!! Eles não respondem aos meus questionamentos básicos e tampouco me causam medo por isso. Um conceito que não faz sentido para mim. Se Deus é uma personificação, então eu me declaro ateia!!...(risos)

Então vamos lá, se Deus não é quem...a pergunta é O QUE é Deus?
Esta é uma pergunta clássica da doutrina espírita e em "O livro dos Espíritos" Allan Kardec respondeu:” - Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.”

Muito bem, explica a inteligência inata de funcionamento das coisas, entende-se a Natureza, pois Deus teria feito tudo perfeito, sob Leis perfeitas (que a Ciência faz o lindo papel de decifrar!) e em perfeito equilíbrio. 

Mais ainda, Deus teria feito tudo a partir de si, ou seja, criou o Universo com partículas divinas, que se materializaram num estado baixo de vibração, dando origem às formas.

E, utilizando a ciência de Einstein (E = m. c2), tudo é Energia. Sendo assim, Deus é energia pura e sublime, e está presente em absolutamente tudo!!

Penso que antes de pedir coisas para Deus temos é que agradecer por já termos tudo o que nos é necessário e por ele estar em tudo, inclusive em nós!!



E VOCÊ, COMO ENTENDE DEUS???? 

COMO SE RELACIONA COM “ELE”???


Nenhum comentário:

Postar um comentário