sábado, 30 de agosto de 2014

CONSEQUÊNCIAS

Vivemos no mundo em que chamamos as consequências de nossos atos de JUSTIÇA. Clama-se por justiça, mas muitas vezes nos sentimos injustiçados. É difícil entender nosso merecimento para as coisas que nos acontecem, principalmente as ruins.


Ouvimos muitos dizerem frases ou provérbios como: "Aqui se faz, aqui se paga", "Colheu o que plantou", "A semeadura é livre, mas a colheita obrigatória", "cada um receberá de acordo com suas obras" entre outras que denotam a consequência por vir. Na maioria das vezes estas frases vêm carregadas de sentimentos de raiva, ódio e vingança.

Com outra ótica, a LEI DA CAUSA E EFEITO (ou LEI DO CARMA) é bem conhecida na casas espiritualistas e na filosofia budista, como uma lei divina para nossos atos, e também sentimentos, pensamentos e até na matéria. 



Na matéria, é conhecida pela Lei da Ação e Reação de Newton, que é quando numa ação se aplica uma força num corpo, temos sua reação que é a criação de outra força com mesma intensidade em mesma direção, mas sentido contrário. É muito importante no entendimento de muitos fenômenos físicos e no desenvolvimento da Engenharia. 

Talvez a antiga Lei de Moisés seja mais próxima a isso: "Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadu­ra por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão." (Êxodo 21:23-25). Era o entendimento que se tinha, também muito ligado à matéria, e era aceito e vivido na época.

Mas a vinda de Jesus à Terra reforçou a perspectiva mais ampla, tirando o foco da matéria. Por isso, ao meu ver, a Lei da Causa e Efeito é diferente da Lei de Ação e Reação. Creio que os Efeitos negativos podem se modificar e serem amenizados se houver Conscientização sobre a causa do erro, o Amor e o Perdão. Esta é a Misericórdia divina.


Por isso, temos que lembrar das palavras de Jesus: "Vigiai e Orai." e, ao identificar nossas falhas (que cometemos com os outros e conosco), tomar isso como oportunidade de promover nossa reforma. Lembre-se que estamos nesta vida para aprender!! 

Quanto ao sentimento de injustiça, falado no início do texto, temos a difícil tarefa de aceitar que faz parte do carma, afinal, o passado nos é desconhecido e algum aprendizado servirá ao espírito. Mas jamais temos que perder a esperança e nos aquietar, temos que exigir que a justiça dos homens seja a primeira lição sobre consequências. Além disso, temos que ampliar nosso estado de consciência e sempre que possível ensinar esta lição aos demais. 

Jamais perca a fé, tenha a certeza que a Lei Divina é justa!! 

- Vocês tem conhecimento de algum caso da Lei de Causa e Efeito?
- Será que o carma é sempre negativo?
- Por que algumas coisas se repetem na nossa vida? 
- É possível que o nosso carma recaia sobre outras pessoas?


Comentem!!

Por: Priscila






domingo, 24 de agosto de 2014

ACEITAÇÃO

Tema difícil, envolve tantos outros sentimentos...Na minha concepção a aceitação não é um conformismo ou comodismo ou submissão com uma situação atual, mas sim o reconhecimento desta situação, despida do ego, em que é mantida a capacidade de amar.

Vou tentar explicar...rs...Aceitação refere-se ao momento presente, sem a culpa por erros do passado, sem a ilusão dos desejos de futuro. É o retrato do momento. O nosso ego nos atrapalha neste auto-conhecimento, pois ele procura desculpas para nos proteger, ou para nos vitimizar, e nos manter na sua zona de conforto. Para isso, utiliza-se dos nossos pré-conceitos e o julgamento, .

A aceitação é parte do ciclo de mudança para nossa evolução, traz a serenidade e a paz que levam à transformação. Já temos este sentimento bom guardado em nós, pois nos sentimos felizes quando somos aceitos por um grupo, nos sentimos acolhidos e até amados. Não é mesmo? Portanto, temos que resgatar este sentimento de aceitação das situações da vida com amor.

Algumas situações não podemos mudar, como o fato de envelhecermos, ou o próprio fato de não podermos mudar os outros à nossa maneira. Sobre isto, nos resta aceitar o que vier, é claro tomando as medidas preventivas para evitar maiores sofrimento. Quando digo em medidas preventivas, me refiro aos aprendizados da vida, sempre lembrando que deve se sobressair o amor e compreensão. Exemplos: cuidados com a saúde, no caso do envelhecimento, e balizando nossas expectativas nos relacionamentos.

Porém, neste processo de aceitação vamos nos deparar com muito mais possibilidades de melhorias, principalmente para a auto-aceitação. Quanto mais verdadeiros conosco formos, quanto mais olharmos os pormenores da nossa vida, quanto mais aceitarmos nossas fraquezas e virtudes, conseguiremos tomar as ações para nos melhorarmos e, como consequência, transmitiremos aos demais esta vibração positiva.

Vamos à algumas questões para reflexão:

- Quais as questões na sua vida mais difícil de aceitar? Que valores e crenças são afetados?
- Você tem dificuldade de aceitar algumas pessoas? Quais comportamentos que te incomodam
- Experimente mudar seu ponto de vista diante da situação conflituosa. O que pode ser observado de bom? Quais aprendizados esta situação pode gerar para você e para os outros?

Vamos refletir!

Por: Priscila





sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CONVIVÊNCIA

Uma das tarefas mais desafiadoras desta vida é viver com os outros. Quantas vezes nos pegamos em palavras ou pensamentos do tipo: "o problema são as pessoas!". Quantas vezes pensamos que o melhor seria não ter contato com ninguém para evitar problemas.

Mas será que o isolamento é a solução??

Creio que a convivência é necessária para a elevação espiritual. Através do convívio com outros seres é que despertamos, aprendemos e testamos as virtudes, ou qualidades morais, de nosso próprio espírito. Precisamos dos ouros para evoluir!!

Eis meus questionamentos para reflexão:

- O que é importante para uma boa convivência?
- Pense nas pessoas que você considera de difícil convivência. Quais aspectos desta relação que a tornam difícil?
- Agora reflita sobre seu comportamento social. O que você faz para promover o bom convívio? O que pode melhorar?

Deixo na imagem a Fábula da Convivência.

Boa reflexão!

Por: Priscila





DEPRESSÃO


Olá,

Recentemente tivemos tristes notícias de falecimento de celebridades em decorrência de suposto suicídio, causado por quadro de Depressão profunda.

Ao lembrarmos do ator hollywoodiano Robin Williams, protagonista de inúmeros filmes de comédia e até auto-ajuda, víamos nele a imagem da alegria e disposição para viver. Como pensar um quadro de Depressão nele??

Já fiquei deprimida e triste por diversos momentos, acho que todos passamos por estas fases na vida. Este estado é natural e até importante para nos levarmos à questionamentos pessoais e mudam os rumos de nossas vidas. São episódios que resultam em aprendizado, superação e fortalecimento pessoal.

Temos que saber que Depressão é outra coisa. É um estado crônico que, além do humor, afeta o físico do indivíduo. Como se diz, só quem passou é que sabe como é. Por isso, vou falar de minhas percepções sobre o tema, sobre o que li e sobre o que aprendi convivendo com pessoas depressivas.

Observo que os depressivos perdem sua conexão com a espiritualidade, deixam de Amar, perdem a fé, deixam de ter esperança na vida, desacreditam na sua importância e ficam desencorajados a perseguirem seus objetivos, duvidando de seu propósito maior, sentem-se desamparados e vitimados. Acabam sendo tomados pelas baixas vibrações. 

Suas emoções ruins, auto-geradas e até influenciadas, acabam se intensificando até atingir o corpo físico. André Luiz cita nas suas obras que os estados da mente são projetados sobre o corpo através dos bióforos que são unidades de força psicossomáticas que se localizam nas mitocôndrias. A mente transmite seus estados felizes ou infelizes a todas as células do nosso organismo através dos bióforos. Segundo Emmanuel, a depressão interfere na mitose (divisão) celular, contribuindo para o aparecimento do câncer e de outras doenças imunológicas, sobretudo a deficiência imunitária facilitando às infecções. Na depressão existe uma perda de energia vital no organismo, num processo de desvitalização.

**IMPORTANTE: a Depressão pode ocorrer em diversas fases na vida e pode ocorrer em qualquer pessoa, inclusive nos indivíduos mais crentes ou também nos ricos. Os dissabores da vida, quando não compreendidos, podem ser os desencadeadores ou aceleradores do quadro. Disse Jesus: "Vigiai e Orai". 

Os Depressivos precisam de ajuda, médico, psicológico, social e principalmente espiritual. O tratamento médico é imprescindível na fase crítica, sendo o uso de antidepressivos necessário nas fases agudas, uma vez que o corpo físico e a produção dos neurotransmissores é afetada.


Vamos falar mais à respeito:

- Como identificar a Depressão?
- Depressão tem Cura?
- Como tratar o depressivo?
- Qual é o papel do indivíduo, dos amigos e familiares no tratamento da Depressão?
- Como lidar com o depressivo?
- O depressivo precisa ser vigiado ou internado?

Por favor contribuam com suas experiências, pois esta é uma doença em que a informação é muito importante na auto-percepção e prevenção do agravamento dos quadros.

Nos comentários colocarei alguns links que achar interessante sobre o assunto.

Obrigada!

Por: Priscila


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EGO x EU

Temos visto nas últimas publicações e nas interpretações do Evangelho que Deus está muito perto de nós, ou melhor, está dentro de cada um através do Cristo Interno que habita nosso espírito.

Mas o que nos impede de nos encontrarmos com esta nossa divindade?? De sermos seres puros de Virtudes, já que ela mora em nós?? Porque é mais fácil crer em Deus ao observar a beleza e genialidade da natureza, mas é tão difícil senti-lo??

Através dos estudos que tenho realizado, vejo que resposta está no Ego, que resumidamente entendo ser uma estrutura mental criada para nos proteger na vida material, mas nos impede de nos conectarmos com a essência espiritual.


A Filosofia Oriental, a Psicologia e mesmo a Bíblia, através de algumas interpretações, revelam a existência do Ego como o principal empecilho para a iluminação.

Deixo um vídeo do Eckhart Tolle sobre o Ego, e abaixo algumas questões iniciais para auto-reflexão:


  • Como você identifica o seu Ego? 
  • Quais as influências que "inflam" seu Ego? 
  • Como seu Ego atua na sua relação com os outros?
  • Qual aspecto mais aprisionador de seu Ego?
  • Como podemos silenciar o Ego?


Muitas outras perguntas surgirão nesta busca e colocarei outras indicações que encontrar.