sábado, 30 de agosto de 2014

CONSEQUÊNCIAS

Vivemos no mundo em que chamamos as consequências de nossos atos de JUSTIÇA. Clama-se por justiça, mas muitas vezes nos sentimos injustiçados. É difícil entender nosso merecimento para as coisas que nos acontecem, principalmente as ruins.


Ouvimos muitos dizerem frases ou provérbios como: "Aqui se faz, aqui se paga", "Colheu o que plantou", "A semeadura é livre, mas a colheita obrigatória", "cada um receberá de acordo com suas obras" entre outras que denotam a consequência por vir. Na maioria das vezes estas frases vêm carregadas de sentimentos de raiva, ódio e vingança.

Com outra ótica, a LEI DA CAUSA E EFEITO (ou LEI DO CARMA) é bem conhecida na casas espiritualistas e na filosofia budista, como uma lei divina para nossos atos, e também sentimentos, pensamentos e até na matéria. 



Na matéria, é conhecida pela Lei da Ação e Reação de Newton, que é quando numa ação se aplica uma força num corpo, temos sua reação que é a criação de outra força com mesma intensidade em mesma direção, mas sentido contrário. É muito importante no entendimento de muitos fenômenos físicos e no desenvolvimento da Engenharia. 

Talvez a antiga Lei de Moisés seja mais próxima a isso: "Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadu­ra por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão." (Êxodo 21:23-25). Era o entendimento que se tinha, também muito ligado à matéria, e era aceito e vivido na época.

Mas a vinda de Jesus à Terra reforçou a perspectiva mais ampla, tirando o foco da matéria. Por isso, ao meu ver, a Lei da Causa e Efeito é diferente da Lei de Ação e Reação. Creio que os Efeitos negativos podem se modificar e serem amenizados se houver Conscientização sobre a causa do erro, o Amor e o Perdão. Esta é a Misericórdia divina.


Por isso, temos que lembrar das palavras de Jesus: "Vigiai e Orai." e, ao identificar nossas falhas (que cometemos com os outros e conosco), tomar isso como oportunidade de promover nossa reforma. Lembre-se que estamos nesta vida para aprender!! 

Quanto ao sentimento de injustiça, falado no início do texto, temos a difícil tarefa de aceitar que faz parte do carma, afinal, o passado nos é desconhecido e algum aprendizado servirá ao espírito. Mas jamais temos que perder a esperança e nos aquietar, temos que exigir que a justiça dos homens seja a primeira lição sobre consequências. Além disso, temos que ampliar nosso estado de consciência e sempre que possível ensinar esta lição aos demais. 

Jamais perca a fé, tenha a certeza que a Lei Divina é justa!! 

- Vocês tem conhecimento de algum caso da Lei de Causa e Efeito?
- Será que o carma é sempre negativo?
- Por que algumas coisas se repetem na nossa vida? 
- É possível que o nosso carma recaia sobre outras pessoas?


Comentem!!

Por: Priscila






Nenhum comentário:

Postar um comentário